Kutná Hora
A cidade medieval na lista da UNESCO oferece aos visitantes uma experiencia única: a entrada na Capela de Ossos lembra nosso destino e ao mesmo tempo nos ensina a humildade. Aqui você sente a história a cada passo, trabalho duro dos mineiros e o agradecimento (vděk) deles por sobreviver cada dia do trabalho quando você entra nas magníficas igrejas.
A cidade Kutná Hora fica a uma hora e pouco de Praga, assim apresenta uma excursão bate-volta mais leve e rápida, mas ao mesmo tempo super rica em monumentos e experiencias.
Como está espalhada ao longo da colina e monumentos ficam distantes, é indispensável usar carro privado para não perder tempo e sola do sapato.
A cidade podia ser comparada às cidades mineiras - é uma cidade antiga, com calçada em pedras e paralelipípedos. No século 14 funcionaram aqui as mais importantes minas de prata da Europa Central. Hoje podemos admirar os monumentos que foram construídos graças à riqueza enorme.
No caminho de Praga veremos os campos com trigo, cevada, girassóis, canola etc. Mesmo em Kutná Hora tem plantações de uva e fazem vinho local.
Também tem vários pomares - de maçãs, de pêssegos e cerejeiras.
Se for na colheita, podemos ver e parar num deles. Dá um prazer enorme ver as lindas macieiras tanto em flor como com frutos!
Já a partir de 985 se cunhava moeda de prata aqui. As raízes da atual fama de Kutná Hora podemos achar no século 12 quando vieram os monges Cistersienses que começaram cultivar a terra e sobretudo comecaram a analisar os depósitos de prata.
O mosteiro dos Cistersienses fica no bairro chamado Sedlec e vamos conhecê-lo no passeio.
O que se pode visitar do antigo mosteiro dos monges Cistercienses é a esplêndida Igreja da Assunção da Nossa Senhora e a Capela de Ossos.
Te levamos até debaixo do telhado para admirar a sabedoria do arquiteto Jan Blažej Santini Aichel. Esta e outras obras dele estao listadas na UNESCO.
A maior atração atual de Kutná Hora é sem dúvida a Capela de Ossos que foi fundada pelos monges cistercienses como a Capela de Todos os Santos e cujo subsolo foi enchendo de ossos de defuntos do próximo cemitério ao longo dos séculos.
Mais tarde, os ossos foram organizados em diferentes decorações.
É um verdadeiro memento mori, pois os ossos se estao desfazendo em poeira.
Dentro da Catedral de Santa Bárbara cada visitante fica impressionado pelo tamanho da nave principal e sobretudo pela beleza do teto gótico tardio. As lindíssimas vitrais já são mais novas - somente da virada do século 19. Depois da recente renovação, o visitante pode subir até ao primeiro andar e ver de perto o órgao magnífico. Com bom tempo é possível sair a varanda e observar o parque na frente da catedral.
Na frente da Catedral se encontra um ponto de vista linda sobre a cidade e sobretudo um caminho ao longo do antigo Colégio Jesuíta que parece um pouco com a Ponte Carlos em Praga. Pois um lado do passeio é decorado com estátuas barrocas. Passeamos pelas ruazinhas medievais estreitas e admiramos o Castelinho (Hrádek) e Corte Italiana (Vlašský dvůr) onde existiam as oficinas da cunhagem da moeda.
Inclui as entradas:
Visita da Catedral de Santa Bárbara, Capela Corpus Christi, Igreja da Assunção da Nossa Senhora, Capela dos Ossos.
Duração máxima:
6 horas sem almoço
7 horas com almoço no restaurante típico local com cerveja de Kutná Hora